Com certeza isso já aconteceu com você, né? Quando alguém nos fotografa no escuro e os olhos vermelhos aparecem? Você já se perguntou o porque? A galera do site Today I Found Out nos explica que o efeito ocorre devido à forma como a luz do flash é refletida pelos nossos olhos e aos comprimentos de onda específicos rebatidos no processo. Traduzindo...
Como a visão funciona

A luz penetra nos olhos através da córnea e é percebida pela retina que, então, envia os estímulos através do nervo óptico ao cérebro, para que ele interprete essas informações na forma de imagens. Quem controla a quantidade de luz que chega a retina é a pupila, que se contrai ou se dilata dependendo da intensidade da mesma. Assim como as lentes das câmeras, que possuem o diafragma para controlar a quantidade de luz de entrada.
Quando o ambiente é muito claro, as pupilas se contraem para diminuir a entrada de luz e vice versa. Mas a mágica acontece em outro lugar, entre a parte branca dos olhos e a retina existe uma estrutura repleta de vasos sanguíneos chamada coroide, a responsável por manter a camada mais externa da retina bem nutrida e oxigenada.
E como acontecem os olhos vermelhos?
Quando o flash da câmera é disparado, as pupilas não conseguem reagir rápido o suficiente, permitindo a entrada de uma quantidade de luz muito grande que, então, é refletida pelo fundo do olho.
E como vimos que a coroide concentra um grande volume de sangue, a frequência que a lente da câmera capta é a correspondente a da cor vermelha.
Quanto mais escuro for o ambiente, mais dilatadas as pupilas estarão, pois estão se esforçando ao máximo para capturar a luz disponível, aumentando o efeito dos olhos vermelhos. Existem diversas formas de evitar o aparecimento dos olhos vermelhos, uma delas é iluminar os olhos com uma lanterna ou o brilho do próprio celular antes de fazer a foto, assim, a pupila já irá estar contraída quando vier o flash! Hoje em dia, as próprias câmeras já contam com esse tipo de correção automaticamente, elas fazem essa "correção" com o mesmo princípio acima, quando ativada a função, o flash dispara duas vezes uma antes de fazer a foto, para que a pupila de contraia e a outra para iluminar de fato o ambiente. Também é possível consertar com apps e softwares de edição de imagem.
Fonte: Today I Found Out
Imagens: Internet